A apreciação ao chá é milenar, o ocidente cada vez mais vem se dedicando a estudar os seus benefícios, o melhor dessas recentes pesquisas é a eficácia dos chás para emagrecer.

Sabe-se que emagrecer não é uma tarefa mágica. Porém é possível obter bons resultados com alguns chás emagrecedores caseiros. O efeito não é milagroso, más será um ótimo aliado aos exercícios diários e a alimentação equilibrada.

Os chás emagrecedores podem ser de grande ajuda para quem deseja perder peso de maneira natural. Eles podem ser considerados remédios naturais para emagrecer, contudo, não fazem milagres.

Para realmente colher benefícios você deve utilizar os chás e manter uma dieta saudável e praticar exercícios físicos regulamente. É importante variar nos sabores para que você não enjoe ou desista de seguir a dieta.

 Saiba mais sobre os chás para emagrecer:

1. Chá pu-erh

chás para emagrecerO chá devorador de gordura, também conhecido como chá vermelho Pu-erh um dos mais famosos na era imperial. Esse chá ficou famoso depois de rumores que Victoria Beckman estava o utilizando para parecer mais jovem e magra.

O pu-erh se originou há milhares de anos na província de Yunnan, na China. O que o torna especial é sua fermentação, no início esse processo de envelhecimento de, pasmem, 15 anos, resultava em uma fermentação lenta e natural.

Houve um período que os preços dispararam, existiam até colecionadores desse chá, atualmente já há um processo mais rápido para que possamos apreciá-lo a um bom custo.

A medicina chinesa acredita que o chá possa diminuir o colesterol, eliminar toxinas no corpo, induzir a perda de peso, melhorar a visão, promover uma melhora na circulação sanguínea e aumentar o metabolismo.

Seu consumo regular literalmente “derrete” a gordura abdominal, ao mesmo tempo em que revitaliza a organismo internamente. Para contar com seus benefícios, recomenda-se tomar até quatro vezes ao dia.

Há muitos estudos publicados sobre chás para emagrecer e os resultados são impressionantes! Vale a pena conferir!

2. Chá de Hibisco

chás para emagrecerSim, além de ser uma linda flor, ainda pode dar uma força na redução de peso, e também é rica em nutrientes, flavonoides e sais minerais.

Houve um estudo, publicado no The Journal of Alternative and Complementary, Medicine concluindo que o hibisco diminuiu a absorção de gorduras.

Além de ser um ótimo chá para emagrecer, contém antioxidantes que ajudam a fortalecer o sistema imunológico do corpo e, ainda, protege nossas células dos danos dos radicais livres.

3.  Chá Oolong

chá de OolongO chá oolong é parcialmente fermentado e pode ajudar no equilíbrio dos níveis de açúcar e reduzir a ansiedade especialmente para doces.

Apesar de não ser muito conhecido no país, existem estudos conclusivos realizados em um grupo com vinte e dois pacientes, sendo que alguns consumiram somente água ou chá.

Verificou-se, nos pacientes que consumiram o chá oolang alteração do hormônio adiponectina que é responsável pelo controle da ingestão alimentar. Assim, houve a constatação do seu benefício para a redução do colesterol e concentração de gordura no corpo. Para sentir seu efeito de chá emagrecedor basta tomar duás xícaras diariamente.

4. Chá verde

chás para emagrecerChá verde é um dos mais famosos quando se trata de chás para emagrecer. O chá verde é excelente para acelera o metabolismo, desintoxicar e melhorar a digestão.

Esse chá é chamado por muitos de bala mágica para a perda de peso. Ele possui uma substância química chamada EGCG que acelera o metabolismo provocando a queima de gorduras.

Estudo do Instituto de Fisiologia da Universidade de Friburgo, Suíca, demonstrou seu efeito termogênico, que nada mais é do que gerar calor no corpo em até 84% a mais do que o normal, agindo como um derretedor natural de gordura. Essa ajudinha extra pode lhe garantir a queima de 70 calorias, por dia, só tomando esse chá emagrecedor.

A pesquisa mostrou que o ECGC pode:

  • aumentar o metabolismo e oxidação de gordura;
  • inibir o desenvolvimento de células de gordura;
  • aumentar a excreção de gordura.

Além de emagrecer ainda pode: evitar o entupimento das artérias, queimar gordura, combater o stress oxidativo no cérebro, reduzir o risco de doenças neurológicas, como as doenças de Alzheimer e Parkinson, reduzir o risco de acidente vascular cerebral, e melhorar os níveis de colesterol.

Curiosidade: O chá pu-erh, chá verde, oolong e chá preto são feitos a partir da mesma planta Camellia Sinensis. A diferença entre eles é simples: o chá verde não é fermentado, o chá oolong é parcialmente fermentando, o chá preto é totalmente fermentado, e o chá pu-erh é pós-fermentado.

Outra coisa é não exagerar no consumo de chás para emagrecer. Esses chás possuem substâncias que podem provocar efeitos colaterais se ingeridos em excesso.

Depois de escolher qual chá se adapta melhor a sua dieta, vale seguir algumas dicas para seu consumo:

  • O chá acrescenta um gosto delicado a água, o melhor seria apreciá-lo em sua forma natural.
  • Se preferir adoçar opte por mel, ele tem mais valor nutritivo e menos carboidrato que o açúcar refinado.
  • Mantenha os sacos de chá ou ervas frescas seco e armazenado em um local limpo e fresco.
  • Substituir sucos e refrigerantes da alimentação pelo chá pode ser uma boa opção, além de reduzir as calorias, ainda faz você alcançar as três doses diárias,

Não é à toa que há milhares de anos pessoas do mundo inteiro consumem chá diariamente! Agora basta você encontrar um dos chás para emagrecer que melhor se adapte a você!