Alimentos termogênicos. Você certamente já ouviu falar deles, os queridinhos da vez quando o assunto é perder peso. Mas sabe quais são e como eles atuam? Pois esse é o tema da nossa conversa de hoje.

Os melhores alimentos para emagrecer são os chamados termogênicos – aqueles que aceleram o metabolismo, ou seja, quando digeridos, aumentam a temperatura interna do corpo, provocando a queima de calorias e o emagrecimento.

Veja abaixo alguns itens que não podem faltar na sua dieta:

  • Canela
  • Chá verde
  • Gengibre
  • Ômega 3
  • Pimenta caiena (pimenta vermelha)
  • Queijo ricota, ovo e carnes magras (proteínas)

A canela possui alto teor de cálcio mineral, substância importante para o emagrecimento. Experimente polvilhar uma colher de chá rasa de canela por cima de frutas e torne ainda mais saborosa sua dieta para perder peso rápido.

Além do aumento do metabolismo, o chá verde tem como vantagens a redução da absorção de açúcar no sangue, a diminuição da compulsão por carboidratos e a melhora do trânsito intestinal. Gelado ou quente, o chá verde é indispensável ao seu regime para emagrecer.

O gengibre aumenta o metabolismo em aproximadamente 20%. Pode ser consumido cru, refogado ou em forma de chá. Quem não é muito fã do gostinho da planta, pode bater o gengibre no liquidificador com aipo, laranja, maçã ou qualquer outra fruta. Com essa dica fica mais fácil ajudar você perder barriga, assim é mais gostoso!

Segredos de uma boa Alimentação!

Acrescente o Ômega 3 à sua lista de compras para facilitar sua rotina de perder peso. Óleo de prímula, óleos de peixes (como salmão e sardinha) e semente de linhaça são importantes fontes desse ácido graxo.

O Ômega 3, além de colaborar com o metabolismo, atua como anti-inflamatório, previne e trata doenças cardiovasculares. Uma  alimentação saudável é bom para as curvas e a saúde!

Se você pode consumir alimentos picantes, use a pimenta vermelha no preparo dos pratos. Ao aumentar a circulação e a temperatura do corpo, ela acelera o metabolismo em cerca de 20%. Ideal que você inclua na sua alimentação, melhora a digestão e ainda reduz a gorduras das artérias.

Quer mais motivos para perder peso? Beber oito copos de água gelada por dia ajuda a queimar cerca de 200 calorias. É que o organismo gasta energia para aumentar a temperatura da água de 5ºC para 37ºC (temperatura interna do corpo).

Proteínas: para manter os músculos e emagrecer

Se você faz atividade física para aumentar os músculos (hipertrofia) ou não, conhece a importância das proteínas na manutenção da chamada massa magra. Mas sabia que elas também ajudam perder gordura?

 Incluir proteínas encontradas em alimentos como ricota, ovo e carnes magras, entre outras, acelera o metabolismo. É porque quase 20% do valor calórico da proteína é gasto só para digeri-la. Por isso, não pode faltar esse nutriente no cardápio de emagrecimento.

Outra vantagem das proteínas para você que deseja emagrecer é que ela promove a saciedade de forma mais rápida do que os carboidratos, por exemplo.

Como aproveitar os benefícios da alimentação e perder peso

Siga essas dicas para perder peso e não esqueça: os alimentos termogênicos devem ser consumidos com frequência (e dentro de uma alimentação equilibrada) para que tenham bons resultados. Isso sem esquecer a prática constante de atividades físicas.

E é sempre bom lembrar que os efeitos de uma boa alimentação para perder peso e manter a saúde são melhores quando comemos devagar e mastigamos bem os alimentos; reduzimos o consumo de gordura e damos preferência aos alimentos ricos em fibras.

Gostou? Então, ponha em prática e compartilhe com os amigos o que aprendeu aqui. Cuide-se, e bom apetite!

Até a próxima!