Provavelmente você deve conhecer alguns tipos de atividades indicadas à pessoas que desejam perder peso e ganhar definição muscular, não é mesmo?

Porém, eu garanto a você que nenhum tipo de treino de exercícios físicos se compara ao treinamento funcional, um método excelente e super divertido para você ficar em boa forma, emagrecer e ainda definir os músculos.

Saiba tudo a respeito do assunto a partir de agora!

O que é treinamento funcional

Bom, essa é uma atividade indicada a todos os tipos de idades. É uma forma de exercitar todos os músculos ao mesmo tempo, seja correndo, pulando, girando, se agachando, etc.

Resumidamente, você realiza movimentos naturais em um determinado ritmo e com uma boa intensidade – pernas, braços, ombros, tronco e outras partes do corpo executam suas funções em conjunto, o que melhora sua saúde em todos os sentidos.

Os equipamentos para treinamento funcional também ajudam e muito no intuito do exercício, que seria promover mais flexibilidade, resistência, condicionamento, equilíbrio, força e em outros objetivos tal como ganhar definição, por exemplo.

equipamentos-para-treinamento-funcional

Veja só na imagem que alguns dos aparelhos utilizados são a cama elástica, cordas, a bola de pilates e até mesmo barra maciça com anilhas e halteres.

Dicas para você emagrecer

Com o treinamento funcional, você não tem como não reduzir algumas medidas e, consequentemente, deixar a musculatura mais definida.

Se apenas uma atividade física já nos faz queimar cerca de 300 calorias, imagine só quando você faz várias ao mesmo tempo.Com 1 hora de treinos funcionais, é possível ter um gasto calórico igual ou superior a 1000 (mil Kcal)!

A principal dica indicada a você que deseja se ver livre dos quilinhos extras é seguir as séries e repetições de cada exercício que seu treinador lhe passar. Nada de preguiça, mas também não precisa exagerar, pois também é necessário respeitar os limites do seu corpo.

Em se tratando de eliminar gordura corporal, porém, o segredo está no balanço calórico negativo, ou seja, gastar mais caloria do que você consome. Isso exige, portanto, cautela na hora de fazer suas refeições.

Dicas para ficar definido(a)

O ganho de definição muscular está diretamente relacionado ao emagrecimento, pois a partir do momento que você começa a perder gordura, principalmente a localizada, os músculos ficarão mais visíveis.

O processo de tonificação, por sua vez, ocorrerá naturalmente com o próprio treinamento funcional, que deve contar com alguns exercícios anaeróbicos como abdominais, flexões, levantamento de pesos e outros.

A dica, dessa vez, é que você coma diariamente alimentos ricos em proteínas (carne, leite, grãos, etc), pois são a matéria prima do tecido muscular. Caso o valor proteico de sua dieta seja abaixo do recomendado, você vai acabar perdendo massa magra e, dessa forma, a musculatura vai diminuir muito em questão de volume.

Concluindo, basta que você siga as recomendações que passei acima e você verá o quanto o treinamento funcional emagrece e define.

O que é melhor: musculação ou treino funcional?

Para finalizar o artigo, vou deixar aqui um pequeno quadro comparativos entre os dois tipos de atividade física, pois assim você mesmo(a) poderá decidir. Confira a indicação, período de cada uma, vantagens e desvantagens:

Treinamento funcionalEntão é isso! Vou ficando por aqui. Tenho certeza de que se você seguir essas dicas para emagrecer e definir os músculos através da prática do treinamento funcional, mais breve do que você imagina os resultados virão.

Ressalto também que, se você ainda tiver alguma dúvida, quiser compartilhar uma ideia relacionada ou sugestão, é só deixar um comentário. Sua opinião será mais do que bem-vinda!

Grande beijo e até o próximo post!

Sistema queima de gordura 2.0