Quem pensa que malhar na piscina é atividade apenas para quem já passou dos 60 está, no mínimo, perdendo uma boa chance de perder peso. A hidroginástica emagrece e traz vários outros benefícios.

Conheça mais sobre esse exercício intenso dentro d´água que é indicado para qualquer faixa etária, inclusive nos casos de obesidade. Um jeito descontraído de queimar calorias e fazer novos amigos que não deixa ninguém parado.

Hidroginástica emagrece e faz bem à saúde

Em geral, a hidroginástica é realizada em grupo, com música animada e liderada por um instrutor. São exercícios aquáticos seguros, empolgantes, agradáveis e, também, eficazes – seja na eliminação de uns quilinhos a mais ou na recuperação da saúde.

Veja agora as vantagens que a hidro pode lhe oferecer:

  • A hidroginástica emagrece e melhora a capacidade aeróbica e cardiorrespiratória. Ela desenvolve a resistência física e aumenta a força muscular, a circulação do sangue e a flexibilidade.
  • Basta uma hora de aula para eliminar aproximadamente 400 calorias. Com alimentação balanceada e três meses de treino na piscina já é possível notar o quanto a hidroginástica emagrece.
  • Com a hidro, os níveis de força e os principais grupos musculares (braços, pernas, glúteos, costas e abdômen) são desenvolvidos. Ou seja, hidroginástica emagrece e deixa você mais preparado para as atividades do dia a dia.
  • Os exercícios praticados na hidro não são acompanhados por transpiração, sensação de esgotamento e dores – ao contrário de outras práticas realizadas no solo.
  • A massagem proporcionada pela água, por meio da resistência e pressão, ajuda a combater o estresse. Sem dúvida, hidroginástica reduz peso e ainda contribui como o relaxamento.
  • Essa modalidade é realizada com água na altura dos ombros, o que faz diminuir o peso corporal em 90%. Dessa forma, a hidroginástica emagrece praticamente eliminando os impactos musculares e articulares.

Não é à toa que essa atividade pode ser aproveitada por pessoas com deficiência, em fase de recuperação de lesão ou gestantes. Sempre, é claro, com a liberação de um médico antes de iniciar o treino.

  • Outro beneficio da hidroginástica é permitir a interação entre seus adeptos durante a aula. Perfeita para melhorar a inibição até mesmo dos mais tímidos, que podem se soltar enquanto realizam os movimentos.

Conheça os truques para curtir ao máximo a hidroginástica

Mas não é porque a atividade é divertida e não sobrecarrega o corpo que você vai cair na piscina de qualquer jeito, certo? Por isso, fique atento ao seguinte:

  • Alimente-se antes e depois do treino (é comum sentir fome ao sair da piscina). Pode ser uma barra de cereal, que é prática, fornece carboidrato e não deixa aquela sensação de estômago pesado. Hidroginástica emagrece, mas para isso é preciso ter energia!
  • Não tente bloquear a respiração; mantenha a entrada de saída de ar de forma contínua durante as aulas.
  • Hidroginástica elimina gordura. No entanto, como nas demais atividades, é preciso manter a frequência. Para ter resultados mais significativos, a dica é pelo menos três aulas de 50 minutos por semana.
  • Hidrate-se! Mesmo sem aquela percepção de suor e esforço de outros exercícios, não esqueça de ingerir líquidos. Deixe uma garrafinha de água na beira da piscina.

Bastante divulgada a partir da década de 1990, a hidroginástica ganhou notoriedade entre os idosos. Hoje, porém, existem novos equipamentos e recursos técnico-pedagógicos que modernizam a prática. Hidroginástica emagrece e pode, sim, ser aproveitada pelo público mais jovem.

São remos, tornozeleiras resistidas, luvas, trampolins, aquafins e até bicicletas (spinning aquático), utilizados para acelerar o gasto calórico durante a hidro. Está esperando o que para perceber que a hidroginástica emagrece e dá aquele ânimo?

Bom treino! Até breve!

Ainda não tem um programa de emagrecimento?

Se você quer ter resultados acelerados e acima da média, siga as orientações mais avançadas fornecidas pelo personal trainer Vinícius Possebon em seu treinamento chamado Queima de Gordura 48 Horas.

Clique Aqui e Conheça o Programa Queima de Gordura 48 Horas

queima de gordura