Se tem uma coisa que merece ir para baixo é o dígito da balança. Reduzindo os carboidratos, você chega lá! Isso mesmo, com a Dieta Low Carb, você aproveita a baixa ingestão de fontes de energia para deixar sua motivação nas alturas. Quer saber como? Vem comigo!

Na Dieta Low Carb, os alimentos permitidos são:

  • Carnes – de verdade, in natura, de todos os tipos. Pode ser uma boa linguiça (fuja daquelas com açúcar e amido na composição), um peixe, além de crustáceos, frango, carne de porco e até bacon.

Não é preciso se preocupar com a gordura da carne. Saboreie os seus cortes prediletos, na quantidade que quiser.

Salsichas e nuggets não entram na lista liberada do regime com pouco carboidrato – e estes produtos ainda são repletos de amido.

Outro detalhe importante: faça seu próprio tempero, ou seja, evite comprar carnes já temperadas.

  • Verduras – de todas as espécies. Sobre batatas, cenoura, beterraba e mandioca: elas são deliciosas, mas cheias de carboidratos. Quer emagrecer para valer com a Dieta Low Carb? Então, até chegar ao seu peso ideal, risque estes itens do cardápio e capriche no restante.

Agora, se para você é difícil demais agir assim e, pior, as saladas não fazem a sua cabeça, ou melhor, o seu estômago, talvez o regime Low Carb não seja a melhor estratégia alimentar para perder peso.

Caso você seja fã número 1 de umas boas verduras, vá em frente! O que não impede os menos apaixonados por saladas de tentar mudar de hábito, ok? Que tal começar aos poucos, temperando folhas com bastante azeite de oliva e sal?

  • Ovos – cozidos, mexidos e até fritos. Do jeito que você preferir. Na salada, na sopa, para o lanche, em um cozido etc. Ovos são nutritivos e práticos.

No começo, pode ser um pouco difícil para quem não está acostumado. Mas, com o tempo, você se consegue incorporar o alimento à dieta.

Cada ovo tem cerca de 0,8g de carboidrato, mas pode ser considerado zero carbo para simplificar um pouco. E, vamos combinar, é difícil alguém exagerar no consumo de ovos, certo?

Leitura complementar:

O que é permitido na Dieta Low Carb

Completando a lista de delícias com passe livre no regime “zero carboidratos”, veja o que mais é seu aliado:

  • Queijos e nata/creme de leite – uma dieta paleo tradicional não contém laticínios, mas eles são Low Carb. Alguns produtos têm mais carboidratos; outros, menos.

No caso dos queijos, por exemplo, o ideal é evitar os brancos (Minas frescal, cottage e ricota), pois eles contêm mais lactose, o açúcar do leite. Pelo menos se o seu objetivo é dieta para afinar a silhueta.

Dê preferência à nata ou ao creme de leite, campeões na Dieta Low Carb. A nata é uma boa opção no café, além de servir para fazer molhos, estrogonofe e muitas outas delicias.

  • Nozes e sementes – castanha-de-caju e castanha-do-pará, amêndoas, macadâmia, pistache… Hum…

Se a sua meta é eliminar mais de 10 quilos ou precisa enxugar as curvas de forma mais rápida, o recomendado é não exagerar no consumo desses produtos. O ideal é não passar de dois punhados (de 30g) por dia. Parece pouco, não é? Mas eles alimentam bem.

Para não abusar, prepare um mix de nozes e sementes, separando as porções em saquinhos e mantendo as nuts em um pote. Lembrando de utilizar sempre o mesmo recipiente para calcular a “dose”, ok?

O amendoim é um capítulo à parte, e tem um pouco mais de carboidratos. Por isso, ele vale a pena somente quando tudo o que há para comer é carboidrato-lixo.

Alimentos que deve ser evitado

A dieta low carb recomenda o consumo de alimentos de baixo índice glicêmico e que contenham uma boa quantidade de fibras.

Evite comer:

  • Sorvetes
  • Refrigerantes
  • Doces
  • Pão branco
  • Massas

Então, preparado para aderir de vez à Dieta Low Carb e emagrecer de maneira saudável? Aposto que sim! Você consegue.

Sucesso, e até o próximo artigo com muitas outras dicas!