Quando uma pessoa procura uma academia, o principal objetivo dela é perder. Não o tempo ou o dinheiro, mas as gorduras. Tem também os que vão para ganhar massa, músculos definidos. E quando não sabemos exatamente o que fazer nesse ambiente? É justamente para isso que existem as dicas de musculação para iniciantes.

Antes de passar as dicas, é válido ressaltar a importância de procurar um médico para fazer uma checagem geral do corpo. Nunca comece a treinar, mesmo que seja de leve, sem antes saber como está a sua saúde.

Algumas pessoas podem ter alguma restrição quanto aos exercícios de musculação e desencadear outros problemas. Então, nada de iniciar os exercícios por conta própria.

Musculação para iniciantes. Quais as regras?

Passo 1:

  • Saber o peso adequado dos aparelhos que deve levantar é fundamental. Nada de chegar querendo o mais pesado só para impressionar. Mesmo que consiga, isso pode prejudicar, pois não faz parte da rotina.

Passo 2:

  • Aos poucos e com a devida instrução você pode ir gradativamente aumentar o peso dos equipamentos. Mas sem exageros.

Passo 3:

  • É comum ficarmos meio perdidos no início de alguma atividade física. Portanto, a ajuda do professor é extremamente importante. Seguir sempre as dicas dele é uma forma de garantir sucesso nas atividades de musculação para iniciantes e de progredir.

Passo 4:

  • O local de fazer musculação para iniciantes tem que ser bem analisado. Isso inclui ambiente, profissional e maquinários. Fazer exercícios corretos, mas com ferramentas já desgastadas não são tão eficazes quanto às novas.

Passo 5:

  • A quantidade de horas e os dias de treino são decididos pelo instrutor. Inicialmente, é preciso pegar leve. Cerca de meia hora durante três dias já é suficiente para um aprendiz.

Passo 6:

  • Não precisa e nem deve ficar apenas nos aparelhos de musculação. Há várias opções para treinar na academia. Opte pelos alongamentos, dança, esteira e outros.

Passo 7:

  • “Não cobiçarás o corpo do próximo.” Essa frase cai bem para pessoas que já chegam na academia querendo ter o mesmo corpo de outro. Cada pessoa tem seu tempo para desenvolver e aperfeiçoar o corpo.

Não pode querer fazer os mesmos exercícios, achando que ficará igual ao “saradão do lado.” Alguns treinos dão resultados em uma pessoa e não em outras, portanto tenha paciência e siga as instruções do professor.

Passo 8:

  • Musculação para iniciantes requer uma série de cuidados. Mas não apenas para eles. Quem já pratica há um tempo sabe que é preciso descansar e manter uma alimentação balanceada. Caso contrário, o corpo ficará sobrecarregado e o exercício não funcionará adequadamente.

Passo 9:

  • É normal achar que os resultados da musculação demoram muito em determinadas pessoas. Na verdade, isso depende do tempo de treino e da genética de cada um.

Por achar um pouco demorado, alguns optam pelo uso de suplementos. O correto é não usá-los inicialmente. Deixar o corpo se acostumar ao ritmo de treinos para depois saber se será realmente necessário ou não uso desse adicional.

Passo 10:

  • Foco nos treinos e não na quantidade de peso. Principalmente na prática de musculação para iniciantes. Comece os exercícios com a certeza de que todo início é mais difícil, só que não é porque não deu para levantar determinado peso que você nunca vá fazer isso. Pegue leve com você mesmo.

Treine mais a coordenação motora e a postura adequada, para depois pensar nos ferrinhos mais pesados.

A musculação para iniciantes é, antes de tudo, uma prova de paciência. Requer atenção e disciplina para alcançar as metas que se quer com o corpo.

Seguir as instruções é importante para quem quer ter um corpo bonito e saudável.

Eu, como sempre, estou na torcida! Se você gostou desse artigo, não deixe de comentar logo abaixo.

Até a próxima!

Ainda não tem um programa de emagrecimento?

Se você quer ter resultados acelerados e acima da média, siga as orientações mais avançadas fornecidas pelo personal trainer Vinícius Possebon em seu treinamento chamado Queima de 48 Horas 2.0

Me dê 15 minutos por dia e eu lhe dou o corpo dos seus sonhos! Quer ter resultados fora do comum?

Clique Aqui e Conheça o Programa Queima de 48 Horas 2.0

queima de gordura