Se eu te perguntasse “o que fazer para perder peso?”, provavelmente você me diria: dieta e/ou academia, acertei?

Bom, na verdade essa é a resposta que todos nós mais escutamos quando o assunto é emagrecimento e, de fato, não está errada.

Porém, a fim de que você tenha como emagrecer com saúde, sem correr o risco de engordar o dobro depois do regime alimentar, alguns cuidados e recomendações são necessários, e é exatamente sobre isso que falarei neste artigo hoje.

Como emagrecer com saúde e manter-se em boa forma

Indo direto ao ponto, para que você possa eliminar gordura corporal de forma saudável, a primeira atitude que deve tomar é descobrir o que está gerando o problema, ou seja, entender os possíveis motivos que te levaram a engordar.

Só assim, você realmente poderá reverter a situação e perder quantos quilos for necessário. Portanto, antes mesmo de eu lhe dizer como emagrecer com saúde, gostaria que você fizesse as seguintes perguntas a si mesmo(a) e refletisse:

  1. Tenho uma alimentação equilibrada?
  2. Pratico exercícios físicos com regularidade?

Caso você tenha respondido “não” a uma ou às duas questões acima, ou seja, não tem se alimentado saudavelmente e/ou não tem praticado atividades físicas, à principio essas podem ser as causas de você estar acima do peso – maus hábitos alimentares e sedentarismo.

Então, a solução seria apenas optar por cardápios balanceados e começar a se exercitar regularmente e você já terá como emagrecer com saúde.

Mas veja bem que não estou lhe dizendo para seguir alguma dieta famosa e já sair se exercitando o máximo que puder. Calma que as coisas não são bem por aí. O que você deve fazer é:

  • Consultar-se com um(a) nutricionista, o(a) qual vai indicar todos os alimentos que seu corpo precisa através de refeições completas e poucas calóricas.
  • Realizar seu exercício físico diário com moderação e ir intensificando os treinos com o passar dos dias.

Seguindo os passos acima, se a causa da obesidade (ou sobrepeso) for apenas em decorrência do balanço calórico positivo (quando o número de calorias ingeridas é maior do que a quantidade gasta), então você já tem como emagrecer com saúde e manter-se magro(a), evitando o efeito sanfona.

Outros casos

Existem outras razões que podem levar um determinado indivíduo a ficar obeso e dentre elas eu vou destacar as seguintes: problemas hormonais e compulsão alimentar.

No primeiro caso, mesmo que você recorra às dietas emagrecedoras que quiser, não consegue perder peso e, por isso, é necessário um tratamento adequado.

Se você desconfia que pode se encaixar nesse quadro, a melhor coisa é marcar uma consulta com endocrinologista e verificar se existe mesmo algum problema hormonal.

Após feitos os exames, o médico endócrino poderá lhe informar como emagrecer com saúde, seja com a prescrição de um medicamento, cirurgia ou outra maneira.

Já na segunda situação, se você tem o costume de comer compulsivamente, é preciso identificar o que está gerando tal distúrbio (ex.: ansiedade, nervosismo, estresse, etc).

Lembrando que não estou me referindo a quem come o dia todo e sim a pessoas que até conseguem ficar algumas horas se vigiando, mas de repente sentem uma necessidade extrema de comer até se “empanturrar”.

Esse também é um dos casos que exigem auxílio médico e, normalmente, algum remédio ansiolítico ou calmante já resolve. O paciente, a partir de então, consegue se controlar e tem como emagrecer com saúde.

Bom, essas são as minhas dicas de hoje. Fico feliz de poder ajudá-lo(a) em sua luta contra a balança e tenho a plena certeza de que se você seguir as orientações que passei, com toda certeza você terá como emagrecer com saúde e evitar o temido efeito sanfona!

Sistema-queima-de-gordura-2.0