Colesterol bom? Ruim? Se é colesterol, não seria sempre ruim? Ainda há muita dúvida sobre esse tema. Para ajudar a esclarecer os “mistérios” que rondam o assunto, vamos falar hoje sobre essa intrigante relação e como baixar o colesterol.

Para começar a entender como reduzir o colesterol, é importante saber que ele é um tipo de gordura fundamental ao funcionamento adequado do corpo. Existem basicamente 2 tipos: o bom, chamado de HDL, e o ruim, conhecido como LDL.

As siglas significam Low Density Lipoprotein (LDL), ou lipoproteína de baixa densidade, e HDL, High Density Lipoprotein, ou lipoproteína de alta densidade.

O tipo ruim leva ao acúmulo de placas de gordura nas paredes internas das artérias, reduzindo o fornecimento de sangue para órgãos vitais, como o cérebro e o coração.

Por razões como essas, o LDL alto está associado ao aparecimento de doenças cardiovasculares – infarto, pressão alta e derrame, por exemplo. Motivos de sobra para buscar formas de como baixar o colesterol, certo?

Já o colesterol bom tem a nobre missão de retirar o mau colesterol do corpo e transportá-lo para o fígado, onde é metabolizado e eliminado. Por isso, ter o nível de LDL baixo é tão ruim quanto ter os níveis de colesterol ruim altos.

Viu como não é complicado? Para facilitar ainda mais sua vida (saudável), fique de olho nos valores de referência, que você acompanha fazendo exames de sangue pelo menos uma vez ao ano:

  • Colesterol bom (HDL): >60mg/dl
  • Colesterol ruim (LDL): <130mg/dl; pacientes que têm outros fatores de risco como diabetes, hipertensão, obesidade, precisam ter seu nível de colesterol abaixo de 100mg/dl.

Mantenha os níveis de colesterol adequados

O equilíbrio entre HDL e LDL é conseguido por meio de uma alimentação pobre em gorduras e em açúcar. Como baixar o colesterol? Confira as dicas abaixo para evitar problemas reduzindo a concentração de colesterol mau (LDL):

  • Aposte em alimentos ricos em ômega 3, 6 e 9.
  • Beba Chá-preto. A cafeína presente nele ajuda a combater as placas de gordura do organismo.
  • Evite alimentos gordurosos, como mortadela, bacon e presunto de porco.
  • Evite frituras; prefira alimentos cozidos ou assados.
  • Faça exercícios físicos pelo menos três vezes por semana, incluindo atividades aeróbicas.
  • Mantenha uma dieta balanceada, rica em frutas, verduras, legumes e produtos integrais.

Como baixar o colesterol

Agora, se você já está com o colesterol ruim alto, aqui vai uma sugestão prática para combater o problema de forma natural. É o suco de berinjela – uma receita prática de como baixar o colesterol e ganhar mais bem-estar.

Anote os ingredientes: 1/2 berinjela fatiada com casca e suco natural de três laranjas. Bata no liquidificador o suco de laranja com a berinjela e, se preferir, adoce com mel. E está pronta a bebida para diminuir o colesterol.

Uma excelente forma de combater o excesso de gordura no sangue, e que deve ser tomada diariamente em jejum é uma ótima opção pra quem precisa de estratégias sobre como baixar o colesterol.

Exercícios que ajudam a reduzir o colesterol

Para perceber melhor como baixar o colesterol, é preciso ter em mente que remédios (caseiros ou não) não substituem a prática regular de exercícios físicos, principalmente os aeróbicos. São eles que vão ajudar a reduzir os níveis de LDL e elevar os de HDL.

Uma das melhores atividades para equilibrar o colesterol é a corrida. Mas o ideal é escolher uma aula que proporcione prazer e estímulo para manter a regularidade. Sedentários podem começar com uma caminhada, por exemplo.

Nadar, pedalar e dançar também contribuem com a missão de controlar o colesterol. Consulte seu médico e ponha em prática os conhecimentos que aprendeu aqui sobre como baixar o colesterol. Saúde!

Se você gostou desse artigo, não deixe de comentar logo abaixo.

Até breve!

Ainda não tem um programa de emagrecimento?

Semana Detox

Técnica para Perder até 4kg em 5 Dias e Desintoxicar completamente seu Corpo.
São 4 E-books e Vídeo aulas mostrando o passo a passo do Processo.

São 8 Sucos e a combinação perfeita de como utiliza-los com a mais eficiência.

Clique no Vídeo logo baixo!

Dieta detox – Cardápios e dicas para emagrecer. Saiba como funciona