O Chá de Hibisco é feito do cálice de sua flor, e contém vitaminas do complexo B, importantes para o metabolismo das principais fontes de combustível das células, o oxigênio e a glicose.

Mas as vantagens dessa bebida de sabor e cor marcantes não param por aí. Ela combate a hipertensão e as altas taxas de gordura e glicose no sangue, além de ser calmante e favorecer a digestão.

O chá é rico em antioxidantes que ajuda no bom funcionamento do intestino, melhora o coração, a pele e ajuda a emagrecer porque é um ótimo diurético.

E mais: o Chá de Hibisco é um aliado e tanto contra pneuzinhos e culotes, pois, ao atuar no emagrecimento, beneficia especialmente a queima de gordura nos quadris e abdômen.

Segundo estudo publicado no Journal of Ethnopharmacology, da Sociedade Internacional de Etnofarmacologia, o chá tem a capacidade de reduzir a adipogênese, ou seja, atrapalha o amadurecimento das células pré-adipócitas, evitando que elas passem a estocar gordura.

Tudo leva a crer que as substâncias que participam desse mecanismo são a antocianina e a quercetina, que possuem poderosa ação antioxidante.

Aliás, falando em quercetina, esse elemento encontrado no Chá de Hibisco está relacionado ao efeito diurético dele, de acordo com a pesquisa mencionada anteriormente.

Portanto, esse amigo da boa forma também ajuda a reduzir a retenção hídrica e, consequentemente, as medidas. E ainda luta contra os radicais livres, que aceleram o envelhecimento celular, prejudicando a saúde e o visual.

Já um estudo divulgado pela Planta Medica (Society for Medicinal Plant and Natural Product Research) aponta o hibisco como atuante na aldosterona.

Isto é, ele interfere no hormônio secretado pelas glândulas suprarrenais, responsáveis pelo equilíbrio do balanço de eletrólitos no corpo, melhorando a eliminação da urina.

Chá de Hibisco: curiosidades e receita

O Chá de Hibisco é feito do cálice do botão seco da flor Hibiscus Sabdariffa. (Mas não é aquele tipo encontrado em jardins).

No Egito, quando uma negociação indica que não terminará rapidamente, essa bebida (conhecida por lá como Chá de Karkadeh) é oferecida já no começo das conversas. Dessa maneira, confirma-se que a transação sobre o preço de um produto precisará de mais tempo.

Veja a receita de Chá de Karkadeh:

  • Ingredientes
  • 1 colher (café) de chá de flor de hibisco
  • 1 litro de água
  • Modo de fazer

Quando a água ferver, reduza a chama e adicione o hibisco, deixando-o no recipiente até liberar a seiva. Após 30 segundos, desligue o fogo e espere a cor rubi ficar mais intensa. Não ferva o chá.

Tomar diariamente o chá de hibisco é uma ótima forma de emagrecer facilmente. O chá pode ser conservado também na geladeira para quem desejar tomá-lo gelado.

Deve ser ingerido sem adicionar açúcar para que alcance o efeito esperado. Agora é só saborear essa delícia perfumada e inebriante, quente ou fria.

Tomar até 4 xícaras diariamente, meia hora antes das principais refeições.

Não é por acaso que esse chá é tão apreciado, por exemplo, na Síria, onde é consumido o dia todo, seja no trabalho ou em reuniões com os amigos.

Geralmente, os botões secos da flor de hibisco são encontrados em lojas de produtos naturais, embalados em packs ou guardados em potes. Nos supermercados, a forma mais comum é em saquinhos.

Leitura complementar: Veja os melhores chás para emagrecer e seus benefícios

Emagreça com o chá de flor de hibisco

Quer turbinar seu emagrecimento? Misture o Chá de Hibisco e chá-verde, este, que é termogênico, ajuda a acelerar o metabolismo, dando um up no gasto energético.

Mas, atenção! Seja qual for seu objetivo, é bom não exagerar no consumo do chá de flor de hibisco, porque o excesso dele pode acentuar demais a eliminação de eletrólitos, levando à desidratação.

Quanto às gestantes e lactantes, a bebida não é recomendada, já que pesquisas preliminares demonstram que ela é capaz de alterar a estrutura genética do bebê.

Então, aproveite com equilíbrio o Chá de Hibisco e sinta os benefícios dessa bebida exótica e saborosa.

Ah! E fique à vontade para compartilhar sua opinião aqui.

Até a próxima!

Sistema-queima-de-gordura-2.0