O que não falta nesse nosso Brasil é lugar para umas boas pedaladas. Que bom! Além de apreciar a paisagem, tomar um solzinho e fazer a social com os amigos, andar de bicicleta emagrece. E tem muito mais no artigo de hoje…

Andar de bike reduz medidas e é uma ótima opção para quem tem problemas de coluna, tornozelos ou joelhos devido a alterações provocadas pelo excesso de peso.

Em 1 h pedalando por aí, você pode queimar em média 400 calorias. Em alguns casos até 700, dependendo do treino. De quebra, ainda fortalece as pernas, trabalha o equilíbrio e ajuda a tonificar os músculos do abdômen.

Ou seja, quando feita com frequência, a atividade costuma ser mais eficiente na perda de peso do que uma caminhada, por exemplo. Tudo por causa do aumento dos músculos das pernas, entre outros fatores. É só uma questão de tempo…

Andar de bicicleta emagrece e turbina a saúde física e mental. A redução do colesterol, o controle da diabetes, o combate à insônia e à depressão são outros benefícios obtidos por quem pedala.

O bem-estar geral é impulsionado pela liberação de endorfinas na corrente sanguínea. E, vamos combinar, com uma dose extra de sensações agradáveis e motivação, fica ainda mais fácil não abandonar os exercícios, certo?

Andar de bicicleta emagrece quando são tomados os cuidados certos

Ok, se você já anda de bike (e está sempre aprendendo) ou vai começar agora, fique atendo ao seguinte:

  • Use roupa confortável – ela deve facilitar os movimentos e a transpiração;
  • escolha um tênis adequado e também confortável – não é porque você vai ficar sentado em uma bicicleta que pode usar qualquer calçado;
  • hidrate-se, de preferência com água em temperatura ambiente, para evitar problemas ortopédicos e desidratação;
  • proteja-se adequadamente – apesar de contarmos com cenários incríveis para pedalar, nem sempre temos ciclovias. Ou seja, o risco de acidentes aumenta, infelizmente;
  • na ausência de local específico para pedalar, dê preferência a jardins e praias.

Lembrando que, para aproveitar bem os benefícios de andar de bicicleta, é preciso manter uma dieta equilibrada, rica em todos os nutrientes. Outra dica para conferir de verdade que andar de bicicleta emagrece é respeitar o seu corpo.

Isso significa que, se você pratica este ou outro tipo de exercício, é essencial alternar os dias, dar tempo para que as dores musculares sejam amenizadas e o músculo possa crescer.

Seguindo essa estratégia, você poderá otimizar seu treino, além de reduzir as chances de lesões.

E por falar em treino, já deu para perceber que, realmente, andar de bicicleta emagrece e melhora inclusive o astral. Mas como será que deve ser o treinamento para alcançar essas metas? Veja o que fazer para reduzir medidas andando de bike:

  • Seu treino deve ser: intenso, sempre alternando pedaladas fortes e leves durante subidas e descidas.

Mais motivos para você começar a pedalar

Andar de bicicleta é um jeito divertido de perder peso e tornear os membros inferiores. Um exercício aeróbio que queima muitas calorias, trabalha as coxas, panturrilhas e o abdômen.

Pedalar com regularidade contribui para pernas mais firmes e ainda dá um up no projeto barriga chapada.

Mas vá com calma; não comece a praticar bike pensando que emagrecerá em questão de dias. Para ter bons resultados, é preciso persistir; não desistir logo no começo, combinado?

Como você viu hoje, andar de bicicleta emagrece e proporciona vários outros benefícios. Se está acima do peso, deseja recuperar a forma e viver de maneira mais saudável, comece a pedalar agora mesmo.

Bom treino! Até a próxima!